quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Programando em C

Para começar a programar em C, basta ler o capítulo 1 da apostila que está no blog. Mas vou dar algumas explicações a mais, mas realmente ESTÁ NO LIVRO.

- Costumo digitar meus códigos num editor de texto comum, a famosa "folha em branco". Não pode ser editor tipo broffice, word, e afins. Tem que ser do estilo kate (que usei em aula), gedit, vim, emacs, notepad, wordpad, ou qualquer editor de código que você encontrar na internet. Neste momento inicial, NÃO RECOMENDO o uso de um IDE (ambiente de desenvolvimento). Visto que vocês teriam que aprender a programar e usar o IDE, o que é muito trabalho. Quem instala o Ubuntu, já tem o gedit instalado. Quem instala o Kubuntu, já tem o kate. Quem tem windows, uso o Notepad ou afins. Quem tem Mac, pode instalar o kate também, procure na internet.

- Costumo compilar meus programas na "linha de comando" usando o compilador gcc. Provavelmente este deve ser instalado. A instalação para Windows é horrível. Boa sorte. Para Linux, é bem mais fácil: vá no instalador de programas, procure por gcc, mande instalar. Só.

- Uma alternativa para windows é instalar um programa chamado dev-c++, que tem embutido um compilador (o próprio gcc) mais um editor simples. Podem usar também. Mas as provas serão feitas com o gcc, então tomem cuidado.

- É só isso que precisa. Vejam o vídeo exemplo. Vou começar do zero: criar uma pasta para guardar os programas, abrir o kate, digitar o programa, salvar. Ir para o terminal, entrar na pasta, compilar e rodar.





Veja o vídeo em resolução máxima e tela cheia. Não é muito grande, de qualquer modo.

Vídeos em formato maior:
ajuda_C_1.avi
ajuda_C_1.ogv

Nenhum comentário: